Mais de meio milhão de pessoas se cadastram em site do governo no 1º dia de campanha de vacinação

De Giuliana de Toledo no Globo.
Mais de 500 mil pessoas já fizeram cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), lançado pelo governo de São Paulo para reunir dados pessoais de quem vai ser imunizado contra a Covid-19 no estado. A página foi lançada neste domingo (17), dia em que a Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e da vacina da AstraZeneca/Oxford, parceira da Fiocruz.
Até as 21h do domingo, meio milhão completaram o formulário on-line, contou Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças infecciosas da Secretaria da Saúde e uma das responsáveis pelo plano de imunização no estado. A informação foi dada durante entrevista coletiva na tarde desta segunda (18).
O site foi criado para agilizar o atendimento nos locais de vacinação. Assim, informações como nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, e-mail e número de celular não precisam ser registradas na unidade de vacinação. Ao chegar para tomar a dose, quem já fez esse pré-cadastro no “Vacina Já” poderá pular essa etapa.
— O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações, portanto, é muito importante que a população fique atenta a esse site — enfatizou Paula.
(…)