Mais um cubano abandona Mais Médicos
O médico cubano Ortelio Jaime Guerra anunciou nesta segunda-feira, por sua página no Facebook, que abandonou o programa Mais Médicos. Ele trabalhava no pequeno município de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo, e disse que fugiu para os Estados Unidos.
Guerra é o segundo caso de abandono do programa por um cubano. O primeiro foi o de Ramona Matos Rodriguez, que trabalhava na cidade de Pacajá (PA) e deixou o Mais Médicos dizendo ter sido enganada. Ela entrou com pedido de refúgio para continuar no Brasil e, ao mesmo tempo, solicitou visto aos EUA.
O médico cubano não explicou as razões de ter abandonado o programa. Os EUA, onde ele já se encontra, possuem um programa de vistos especiais para profissionais de medicina de Cuba em missão no exterior que não desejam voltar à ilha caribenha.
“Meus amigos de Pariquera-Açu, saibam que tive que ir embora de lá sem falar com ninguém por questões de segurança”, escreveu o médico na madrugada de segunda-feira, em portunhol. “Estou bem, agora nos Estados Unidos.”
Saiba Mais: DW