Apoie o DCM

Mais um ex-governador do Rio na mira da PF: Moreira Franco

Da Exame:

As prisões dos ex-governadores do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Anthony Garotinho (PR-RJ) atribuem novas preocupações ao estado que já sofre com uma grave crise financeira. Mas o cenário pode se agravar caso outro ex-governador seja preso. E já há nomes na lista.

O ex-governador fluminense Moreira Franco (PMDB-RJ), atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), é uma das apostas.

Considerado um dos principais nomes do governo do presidente Michel Temer (PMDB), ele é alvo de mais de um processo de investigação. Recentemente, o nome dele foi envolvido no escândalo por uso indevido de dinheiro público na compra de passagens aéreas.

A Procuradoria da República apresentou uma denúncia contra ex-parlamentares acusados de utilizar indevidamente cota de passagens aéreas da Câmara dos Deputados. Outros 442 ex-deputados também foram citados.

Além disso, Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de relações institucionais da Odebrecht e um dos executivos da construtora que negociam acordos de colaboração com a força-tarefa da Lava-Jato, teria afirmado em depoimento que Moreira Franco lhe pediu, em 2014, uma contribuição financeira de R$ 3 milhões.

De acordo com Melo Filho, “era propina pura e simples” solicitada por um ministro que lidava com interesses bilionários da Odebrecht no setor de aeroportos. Na época, Moreira Franco era ministro da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma Rousseff (PT).

(…)