Apoie o DCM

Mulher trans vence Miss Salto pela 1ª vez e disputará etapa estadual

Maitê Bachiega com faixa e coroa de Miss Universe Salto 2026
Maitê Bachiega com faixa e coroa de Miss Universe Salto 2026. Foto: Reprodução

Maitê Bachiega, de 21 anos, venceu o Miss Salto 2026 e se tornou a primeira mulher trans a conquistar a coroa do concurso realizado na cidade do interior de São Paulo. A final reuniu 18 candidatas no principal teatro do município.

Maitê, representante do bairro Central Parque, não era a única candidata trans. Mirella Medrado, do Jardim São Judas, e Elisa França, do Jardim Cidade, também participaram. “Vou representar não só a cidade e as mulheres saltenses, mas também as mulheres trans”, afirmou a vencedora após a coroação.

Com o título municipal, Maitê representará Salto no Miss Universe São Paulo 2028. O Miss Universo passou a permitir a participação de mulheres trans em 2012, e a espanhola Ángela Ponce tornou-se, em 2018, a primeira candidata trans a disputar a etapa mundial da competição.