Apoie o DCM

Major da PM pediu ajuda a traficante da Penha para recuperar carro roubado

Conversa em que major da PM pede ajuda de traficante para recuperar carro. Foto: Reprodução

Uma investigação da Polícia Civil revelou que o major da PM Ulisses Estevam pediu ajuda a um traficante para recuperar um carro roubado na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. A conversa foi encontrada após a quebra do sigilo telefônico de Washington César Braga da Silva, o Grandão, ou “síndico da Penha”, durante a operação que deixou 121 mortos na última terça-feira (28). Com informações do Globo.

Segundo relatório da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o major enviou uma foto do veículo e escreveu a Grandão: “Preciso recuperar. Carro do 01. Esse eu tenho que resolver.” O oficial informou estar no Morro da Fé e recebeu ajuda imediata do criminoso, que acionou administradores de um grupo chamado “CPX da Penha” para localizar o automóvel. O carro, roubado em 26 de abril de 2023, foi recuperado três dias depois.

Ulisses Estevam continua na ativa na PM, ocupando o cargo de gestor estratégico da 5ª UPP/23º BPM, responsável pela Rocinha. Segundo documentos internos, ele recebeu R$ 26,6 mil em outubro. A Polícia Militar ainda não se manifestou sobre o caso.

A investigação também aponta que Grandão era o responsável por negociar o pagamento do chamado “arrego” a policiais das UPPs, em troca de menor repressão ao tráfico. Ele ainda coordenava os soldados do crime, organizava os bailes funk da região e mantinha um telefone exclusivo para contato com agentes que recolhiam as propinas.