Malafaia é alvo de condução coercitiva em operação que apura esquema com royalties de mineração

Do Estadão:

 

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira, 16, ações em 11 estados e no Distrito Federal. Os policiais fazem buscas e apreensões em 52 diferentes endereços relacionados com uma organização criminosa investigada por um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral (65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM – tem como destino os municípios).

O diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral, Marco Antonio Valadares Moreira, e a mulher dele foram presos pela PF.

O pastor Silas Malafaia é alvo de mandado de condução coercitiva.

Segundo nota da PF, além das buscas, os 300 policiais federais envolvidos na ação também cumprem, por determinação da Justiça Federal, 29 conduções coercitivas, 4 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de 3 imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões.

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da Justiça Federal de Brasília, determinou ainda que os municípios se abstenham de realizar quaisquer atos de contratação ou pagamento aos 3 escritórios de advocacia e consultoria sob investigação.

As provas recolhidas pelas equipes policiais devem detalhar como funcionava um esquema em que um Diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral detentor de informações privilegiadas a respeito de dívidas de royalties oferecia os serviços de dois escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria a municípios com créditos de CFEM junto a empresas de exploração mineral.

Em 2015, os valores recolhidos a título de CFEM chegaram a quase R$ 1,6 Bilhão.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema se dividia em ao menos 4 grandes núcleos: o núcleo captador, formado por um Diretor do DNPM e sua mulher, realizava a captação de prefeitos interessados em ingressar no esquema; o núcleo operacional, composto por escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria em nome da esposa do Diretor do DNPM, que repassava valores indevidos a agentes públicos; o núcleo político, formado por agentes políticos e servidores públicos responsáveis pela contratação dos escritórios de advocacia integrantes do esquema; e o núcleo colaborador, que se responsabilizava por auxiliar na ocultação e dissimulação do dinheiro.

 

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Samara Felippo desabafa após filha ser vítima de racismo: “Não existe racismo reverso’

A atriz Samara Felippo expressou sua gratidão pelas mensagens de apoio neste domingo (28) após…

21 minutos ago

PCC usa Rio Grande do Norte como base para envio de drogas à Europa

O Primeiro Comando da Capital (PCC) expande suas operações no tráfico internacional, negociando cargas bilionárias…

37 minutos ago

Ônibus roda na curva e tomba na BR-116, em MG, deixando saldo de 7 vítimas fatais

Um ônibus de viagem tombou na BR-116, próximo ao Km 85, no município de Medina…

56 minutos ago

Instrutor de surf dá socos e marteladas em aluna em Bertioga (SP)

Uma surfista de 31 anos foi brutalmente agredida por um instrutor na praia de São…

1 hora ago

VÍDEO – Feliciano diz que ficou arrepiado e vira meme: “Todo trabalhado no gel”

O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PL-SP) viralizou nas redes sociais ao comentar em…

2 horas ago

Felipe Neto provoca bolsonaristas nas redes: “Falta quanto para virarmos Venezuela?

Felipe Neto usou sua conta no X (antigo Twitter) para provocar apoiadores de Jair Bolsonaro…

2 horas ago