Apoie o DCM

Mamãe Falei perde na Justiça após ser chamado de “explorador sexual”

Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei” – Foto: Reprodução

Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, perdeu na Justiça um processo por danos morais contra a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL). O ex-deputado pedia R$ 50 mil por postagens nas quais foi chamado de “explorador sexual” e “turista sexual”. A juíza Gabriela Afonso Adamo Ohanian, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, considerou que, apesar do tom forte, as críticas estão protegidas pela liberdade de expressão por se referirem a uma figura pública.

As postagens foram feitas após um episódio em que Arthur tentou invadir uma ocupação de mulheres vítimas de violência em Campinas, em maio de 2023. Na ocasião, segundo Mariana, ele teria incitado violência contra as ocupantes e sugerido sua agressão por policiais. A Justiça entendeu que a postura provocativa do ex-deputado e sua exposição pública justificam um grau mais elevado de crítica, sem configurar ofensa indenizável.

Mamãe Falei afirmou que vai recorrer da decisão, alegando parcialidade. Já Mariana Conti defendeu seu posicionamento, dizendo que o ex-parlamentar “despreza as mulheres” e que suas falas apenas expõem fatos.