Apoie o DCM

“Manas”: conheça o filme no centro de polêmica com Fernanda Torres

Cena do filme ‘Manas’. Foto: Divulgação

O filme brasileiro “Manas”, de Marianna Brennand, virou pivô de uma polêmica envolvendo a atriz Fernanda Torres, que elogiou a obra a três dias da escolha do filme que representará o Brasil no Oscar. O longa foi defendido pela artista enquanto especialistas e o público defendem “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, como a melhor escolha.

O longa de Brennand é ambientado na Ilha de Marajo (PA), local que já gerou uma denúncia contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) por fake news, e acompanha a jovem Marcielle (Jamilli Correa), que tenta escapar de um ciclo de violência e exploração infantil.

A personagem principal tem 13 anos e vive em uma comunidade ribeirinha, numa casa de palafita, com três irmãos, a mãe e o pai, que a submete a abusos e assédio. Com a chegada da puberdade, ela é incentivada a vender açaí em balsas na região, onde passa a ser explorada sexualmente por tripulantes.

A polêmica ocorre porque o filme de Kleber Mendonça Filho tem sido apontado como a obra com maior chance de receber algum prêmio no Oscar. Essa foi a primeira experiência de Brennand com um filme de ficção.