Apoie o DCM

Manaus registra 159 internações por covid em um dia, novo recorde na pandemia

 Cenas dos leitos de UTI do hospital de campanha Gilberto Novaes, sob responsabilidade da Prefeitura de Manaus. Foto Jonne Roriz/Veja

Do Estadão.

Em menos de uma semana, Manaus voltou a bater o recorde de internações pelo novo coronavírus em um único dia desde o início da pandemia no Amazonas. Neste domingo, 3, foram registradas 159 hospitalizações na capital – maior número desde o período de ápice da doença que colapsou o sistema de saúde. Já na rede estadual, o número de internados chegou a 163 apenas neste domingo.

Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram confirmados 546 novos casos de coronavírus nesta domingo, totalizando 202.413 casos da doença no Estado. Desses, 963 pacientes estão internados, sendo 591 em leitos, 341 em UTI, e 31 em sala vermelha (estrutura de assistência temporária para estabilizar pacientes críticos/graves).

O total de mortos no Amazonas já chega a 5.345. A capital registra o maior número de óbitos, com 3.427; já no interior foram registrados 1.918.

Na noite de sábado, 2, o Tribunal de Justiça do Amazonas determinou a suspensão imediata dos serviços não essenciais no Amazonas por 15 dias para frear o aumento de casos. A decisão do juiz plantonista Leoney Figliuolo Harraquian atende ao pedido do Ministério Público estadual. Segundo o magistrado, devem ser mantidos só as atividades essenciais, como supermercados e farmácias.