Apoie o DCM

Mandetta diz que atitude genocida de Bolsonaro: “Não é desconhecimento, é uma opção”

Do UOL:

Bolsonaro e Mandetta

(…) Questionado sobre a disputa narrativa que travou com outras alas ligadas ao bolsonarismo —que negavam a gravidade do novo coronavírus, Mandetta disse que sempre informou o presidente sobre os reais riscos, mas ressaltou que Bolsonaro preferiu escutar outras pessoas.

“O presidente nunca deixou de saber quais eram os cenários reais. Assim como sua Casa Civil, assim como seu corpo de ministros. Sabiam os passos que iam dar, sabiam dos momentos duros que teríamos pela frente”, ressaltou.

Para ele, Bolsonaro fez uma opção consciente de desrespeitar as recomendações científicas —vocalizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e por pesquisadores de todo o país.

“O presidente falou: ‘Qualquer coisa bote na minha conta, jogue no meu colo’. Ele falou: ‘Essa doença é que nem chuva, eu quero que todo mundo se molhe, porque daí todo mundo já tem essa gripe de uma vez só e acaba com isso'”, revelou. “Não foi por desconhecimento, foi por uma opção de não seguir as orientações do Ministério da Saúde e seguir uma assessoria que ele achava mais pertinente e mais conveniente, o que acabou colocando em descompasso o Ministério da Saúde que ia em uma direção e ele em outra”.

(…)