Manifestantes cercam o Congresso contra a PEC do teto dos gastos e pelo impeachment

Da Agência Brasil:

Estudantes realizam protesto hoje (29), na Esplanada dos Ministérios, contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 55, a chamada PEC do Teto, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O grupo reuniu-se no Museu Nacional e caminhou até a frente do Congresso Nacional. Ao chegar ao gramado do Congresso, houve tumulto e confronto entre os manifestantes e a polícia. A organização estima a participação de 15 mil pessoas, já a Polícia Militar do Distrito Federal diz que cerca de 10 mil participam do ato.

O conflito se intensificou quando um grupo de manifestantes virou um carro de reportagem estacionado próximo à rampa do Congresso. A polícia reagiu disparando bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Houve confronto e os policiais dispersaram parte dos manifestantes, que se saíram correndo no gramado em frente ao Congresso. Neste momento, um forte aparato policial conseguiu afastar a maioria dos manifestantes.

O arquivamento da PEC 55 é uma das principais pautas das ocupações de instituições de ensino que ocorrem em várias cidades do país e também da greve de docentes das universidades federais e estaduais de ensino. Os estudantes organizaram caravanas para vir à capital, com mais de 300 ônibus. Antes de caminhar até o Congresso, os manifestantes fizeram um ato em frente ao Ministério da Educação (MEC).

Além da PEC do Teto, o grupo protesta contra a Medida Provisória 746/2016, que estabelece a Reforma do Ensino Médio, e o Projeto de Lei Escola sem Partido. O ato em Brasília é organizado por entidades estudantis e outras entidades educacionais, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

PEC do Teto

Hoje (29) o Senado Federal realiza sessão plenária para a votação, em primeiro turno, da PEC do Teto. A PEC limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. Estudos mostram que a medida pode reduzir os repasses para a área de educação.

Estudantes e professores também dizem que a falta de recursos poderá prejudicar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), lei que estabelece metas desde o ensino infantil a pós-graduação, para serem cumpridas até 2024. O PNE estabelece um aumento do investimento atual, de 5,3%, para o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

O MEC defende a PEC como um ajuste necessário inclusive para ampliar o investimento em educação. Pelo texto da PEC, educação e saúde não possuem um teto específico, podendo ter o orçamento ampliado. Segundo o MEC, em 2016, a pasta conta com R$ 129,96 bilhões previstos para custear despesas e programas. No PLOA 2017, esse valor chega a R$ 138,97 bilhões, um crescimento de 7%, “o que mostra a prioridade com a área”.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

VÍDEO – Bailarinas de Leonardo dizem que usam calcinha após polêmica

Um vídeo das bailarinas do cantor Leonardo tem causado polêmica na internet por dar a…

6 minutos ago

Duas cidades de SC são alvos de investigações em nova fase da Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro, que investiga um esquema de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva,…

43 minutos ago

Operação Mensageiro: deputado bolsonarista é alvo de ação contra lavagem de dinheiro em SC

O deputado estadual bolsonarista Emerson Stein (MDB) é um dos alvos da 5ª fase da…

1 hora ago

Nova onda de calor: temperaturas podem chegar até 40ºC, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor que…

2 horas ago

VÍDEO: Festival em SC proíbe rapper de participar de batalha de rima após críticas Bolsonaro

A rapper Dre Araújo denunciou em suas redes ter sido agredida e impedida de participar…

2 horas ago

VÍDEO: mãe de Carlinhos, morto vítima de bullying, diz que filho queria ‘ficar forte’ para defender amigos

Carlos Teixeira, conhecido como Carlinhos, aluno do sexto ano de uma escola pública em Praia…

2 horas ago