Mantega: “Minha mulher me disse que mais um mandato e eu estou fora de casa”
Quatro dias após a presidente Dilma Rousseff usar a expressão “governo novo, equipe nova” ao ser perguntada sobre a permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em um segundo mandato, o chefe da equipe econômica quebrou o silêncio.
Em entrevista ao Globo, Mantega disse que goza da plena confiança da presidente e que já tinha avisado que deixaria a pasta por motivos pessoais.
“O mandato termina em 31 de dezembro. E quando a gente começa um mandato, o compromisso é ir até o final desse mandato. Eu já estou aqui há três mandatos e, só na Fazenda, há dois. Dois é bom, três é demais, principalmente para minha família. Quando eu saí de casa, meu caçula tinha um ano e meio. Hoje, ele tem 13 anos. Ou seja, por 11 anos e meio o pai esteve fora. Portanto, existe uma questão familiar que se tornou muito relevante. Não tenho condições de permanecer mais num mandato. (…) Minha mulher me disse que mais um mandato e eu estou fora de casa (rs). (…) . A presidenta já sabia que, por motivos familiares, eu não poderia ficar mais um mandato. Não é que eu estou saindo. Eu não posso ficar mais um mandato. Eu não escondia isso de outros interlocutores. Não sei qual é a novidade.”
Sobre se ficou embaraçado com a forma como sua saída foi anunciada, ele disse:”A imprensa foi muito criativa em relação ao episódio. De fato, ela falou que vai renovar a equipe, e isso é muito natural. De 2006 para 2007, Lula renovou a equipe. Em 2011, a presidente renovou a equipe. É normal que continue fazendo mudanças, reformas e tudo o mais. Estava respondendo a outros candidatos que se apressaram em nomear uma nova equipe. Tanto que ela mencionou que não ia sentar na cadeira, isso dava azar, e fez referência a um candidato do passado que fez isso. Foi mais uma resposta que vocês distorceram. Ela continua dizendo a mesma coisa. Tenho essa posição há algum tempo. Existem limites para o que você faz, e eu estou diante de um limite.”