Apoie o DCM

Manuela D’Ávila é convidada a dar explicações na Câmara sobre conversa com “hacker” da Lava Jato

Do Globo

Manuela D’Ávila. Foto: Reprodução/Facebook

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um convite à  ex-deputada e ex-candidata à vice-presidente da República na chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila para dar explicações sobre contato com hacker que confessou ter sido responsável pela invasão de celulares de autoridades.

Em depoimento à Polícia Federal, o hacker Walter Delgatti Neto disse que a ex-parlamentar foi a intermediária que o colocou em contato com o jornalista Glenn Greenwald, do site “The Intercept Brasil”. Desde junho, o Intercept e outros veículos publicam reportagens sobre mensagens trocadas entre procuradores da Lava-Jato e outras autoridades, entre elas o ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro.

O convite não teve resistência para ser aprovado e contou com apoio da oposição, que não vê problema no depoimento de Manuela.

Logo após o depoimento de Delgatti, em julho, Manuela se prontificou a ajudar nas investigações sobre as eventuais invasões em seu perfil do Telegram. Em férias no exterior, Manuela divulgou nota confirmando ter repassado o contato do jornalista e ter autorizado seus advogados a “entregarem cópias das mensagens” a investigadores da PF.

(…)