Marcos Mion é acusado de plágio por cineasta; entenda

A cineasta Camila Rizzo acusa Marcos Mion de plagiar seu curta-metragem “Headway”, escrito e produzido em 2018. Rizzo acionou o Tribunal de Justiça de São Paulo para impedir a estreia de “M.M.A – Meu Melhor Amigo”, um longa-metragem protagonizado pelo apresentador, previsto para ser lançado em janeiro de 2025.
Segundo Rizzo, seu projeto é o mesmo da história de Mion. Na obra, a cineasta apresenta o encontro entre um lutador de artes marciais mistas e uma criança autista.
Na ação, a cineasta pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e materiais, além de reivindicar o reconhecimento público da quebra de direitos autorais. Rizzo ainda solicita que o apresentador e a produtora Formata sejam impedidos de divulgar e exibir o filme em qualquer plataforma pública. Ela tentou uma decisão liminar.
Contudo, a juíza Fernanda Augusta Jacó Monteiro negou o pedido de tutela antecipada e autorizou que o longa-metragem siga seu planejamento de lançamento. Para a magistrada, o caso é complexo e exige uma análise mais aprofundada.