Apoie o DCM

Marcos Pontes diz que Inpe terá corte ’em torno de 15%’ em 2021

Ministro Marcos Pontes estima que Inpe terá corte de 15% no orçamento em 2021 — Foto: Eduardo Marcondes/ TV Vanguarda

Do G1 Vale do Paraíba e Região.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse durante uma entrevista coletiva no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta segunda-feira (30) que estima um corte de cerca de 15% no orçamento do instituto para 2021.

“Provavelmente ano que vem, nós teremos sim uma redução de orçamento, não vou conseguir proteger o orçamento da maneira como está. Não vou conseguir proteger esse orçamento completo. Provavelmente em torno de 15% é o que a gente está estimando, lembrando que ainda não temos os números completos”, disse.

Durante a coletiva ele esteve acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e do diretor do Inpe, Clezio De Nardin. Ele justificou a previsão de queda no orçamento dentro do contexto de “aperto fiscal”.

(…)

“Para o ano que vem a expectativa não é boa. Por razões óbvias, todo mundo tem acompanhado o aperto fiscal que nós temos, essas restrições todas, não é só o Ministério de Ciências e Tecnologia, todos os ministérios passam ou vão passar pelo mesmo aperto ano que vem”, disse o ministro.

Nesta segunda-feira (30) o ministro e o vice-presidente visitaram o Inpe, que divulgou que a área desmatada na Amazônia foi de 11.088 km² entre agosto de 2019 e julho de 2020.

De acordo com o Inpe, trata-se de um aumento de 9,5% em relação ao período anterior (agosto de 2018 a julho de 2019), que registrou 10.129 km² de área desmatada.

É a maior área desde 2008, quando o Prodes apontou 12.911 km² desmatados. O Pará concentra quase metade do desmatamento na atual temporada.

(…)