A atriz Maria Gladys, conhecida por papéis marcantes na televisão brasileira e por sua atuação no cinema marginal, tem uma trajetória de vida repleta de momentos marcantes. Nascida em 1939, no bairro do Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro, ela enfrentou desafios desde a infância: teve paralisia infantil aos três anos e, aos 15, engravidou de seu primeiro filho, Glayson.
Maria Gladys iniciou sua carreira como bailarina no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial, e estreou no teatro nos anos 1950, com a peça O Mambembe. Logo depois, integrou o grupo Teatro Jovem. Na TV Globo, construiu uma trajetória marcante, com atuações em novelas como Brilhante, Bandidos da Falange, Hilda Furacão, Negócio da China e Vale Tudo, em que viveu a inesquecível Lucimar da Silva.
Além do teatro e da televisão, Maria Gladys é reconhecida como uma das principais musas do cinema marginal brasileiro, tendo atuado em diversos filmes do cineasta Júlio Bressane, ícone desse movimento cinematográfico alternativo.
A atriz Maria Gladys, de 85 anos, recentemente foi localizada em situação de vulnerabilidade na cidade de Santa Rita de Jacutinga, no interior de Minas Gerais, após ser dada como desaparecida. O alerta foi feito por sua filha, Maria Thereza Mello Maron, nas redes sociais. “Maria Gladys está na rua, confusa, sozinha, sem dinheiro e sem casa”, escreveu ela, em publicação que mobilizou a internet.