Apoie o DCM

Prefeitura de Maricá fará distribuição gratuita de absorventes às mulheres de baixa renda

Veja a prefeitura de Maricá
Prefeitura de Maricá fará distribuição gratuita de absorventes às mulheres de baixa renda. Foto: Divulgação

Prefeito Fabiano Horta, do PT, anunciou nesta sexta (8), em sua rede social, que Maricá terá um programa de distribuição gratuita de absorventes. Iniciativa vem depois do veto vergonhoso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

LEIA MAIS:

1 – Mulher que atacou funcionários em padaria é condenada a indenizar balconista; veja o valor

2 – Embaixada do Brasil em Paris amanhece com absorventes pendurados em protesto

3 – Paulo Guedes tem um novo desafeto na Esplanada; saiba quem é

Absorventes para as mulheres pobres

Projeto é para jovens e adolescentes que tenham baixo poder aquisitivo, estudem em escolas públicas e para mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade social.

Esse programa envolverá as secretarias de Saúde e Assistência Social, que farão uma proposta a ser apresentada ao prefeito nas próximas semanas.

“Em um Brasil de desigualdades, milhões de mulheres sofrem por não terem o mínimo para cuidar da saúde íntima, recorrendo a métodos precários. Em Maricá, vamos garantir absorvente higiênico para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Uma questão básica de saúde pública”, afirmou o prefeito em sua rede social.

Um projeto semelhante foi apresentado na esfera federal pela deputada Marília Arraes (PT-PE), aprovado pela Câmara dos Deputados e vetado pelo presidente da República. A iniciativa será novamente apreciada pelo plenário, que pode manter ou derrubar o veto. Contudo, a determinação do prefeito é implementar a medida em Maricá, independente da sua execução pelo governo federal.