Apoie o DCM

Marido de Bela Gil, que é candidato a vereador, se declara negro: “Percepção minha”

João Paulo Demasi com a esposa, Bela Gil (Foto: Gianne Carvalho)

Da NOTÍCIA PRETA:

O empresário João Paulo Demasi está concorrendo a uma vaga de vereador em São Paulo pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberade). Até aí, tudo certo. A controvérsia está em seu cadastro eleitoral: JP, como é conhecido, se declara como preto.

O fenótipo – cor da pele, cabelo, boca, nariz – não condiz com a autodeclaração. Entretanto, Demasi, que é casado com a apresentadora Bela Gil desde 2003, afirma que esses traços não definem sua identidade.

“Não é meu nariz, minha boca, meu cabelo que me identificam. Isso tem que mudar até pela educação. A identidade é uma percepção minha, não sua. Minha mãe é negra baiana. Eu era o menino preto numa escola de brancos. Eu sofri. Vi minha mãe chorar e chorei pela minha mãe. Ouço ‘só podia ser preto’ desde os 12 anos. Me identifico preto desde criança”, argumentou, em entrevista à Folha de São Paulo, em setembro deste ano.

Após a determinação de divisão proporcional de recursos eleitorais para candidaturas de pessoas negras e pessoas brancas, o perfil dos candidatos sofreu mudanças: 40% deixaram de se declarar brancos e passaram a se ver como pretos ou pardos em 2020. Demasi, no entanto, afirma que sua autodeclaração nada tem a ver com a nova decisão.