Apoie o DCM

Marina Silva elege manifestante como “personalidade do ano” e pede “mais força” em 2014

 

A ex-senadora Marina Silva pediu que as multidões voltem às ruas em 2014. Em artigo publicado nesta sexta na Folha, Marina elegeu o manifestante como “a personalidade do ano”. Diz ela: “Essa nova militância, que chamo de ativismo autoral, pois não se submete a direções partidárias ou sindicais, ONGs ou lideranças carismáticas, produz uma nova agenda em que as prioridades não são manipuladas”.

“É comum, ao final de cada ano, que os veículos de comunicação façam enquetes e consultas para escolher – e, às vezes, premiar – as personalidades que se destacaram e influenciaram o rumo dos acontecimentos no país. Exponho aqui o meu voto e o justifico. Em 2013, o Brasil se encontrou nas ruas. Este não é apenas o fato mais significativo do ano, mas se estende ao futuro e influencia todas as expectativas para o próximo ano. Na verdade, as jornadas de junho permanecem como uma presença extra, incômoda para muitos como um fantasma na sala, gerando uma sensação de que os bastidores foram devassados, de que não há mais possibilidade de “votos secretos”, de que o reino inteiro está nu.

Por mais que os operadores do sistema político tentem restaurar a opacidade na vida institucional, não conseguem escapar aos olhos de um novo sujeito político que, de fora, abre as janelas. Ainda não chegaram a um termo na insistente tentativa de controlar a internet, mas já criaram grandes dificuldades para o surgimento de novos partidos e novas formas de representação política. Não adianta erguer novos muros, todos serão ultrapassados ou derrubados.”

 

SAIBA MAIS

FOLHA