Apoie o DCM

Marine Le Pen é reeleita líder da extrema direita na França

MARINE LE PEN, LÍDER DA EXTREMA-DIREITA NA FRANÇA. FOTO: VALENTINE CHAPUIS/AFP

Líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, foi reeleita, sem surpresa, neste domingo 4, para um quarto mandato como presidente de seu partido, Reagrupamento Nacional (RN), durante um Congresso no qual busca ganhar impulso para as eleições presidenciais de 2022.

LEIA – Segundo turno de eleições regionais na França confirma derrota de partidos de Macron e Le Pen

RN parecia destinado a ganhar terreno nas eleições regionais do mês passado, mas não conseguiu vencer em nenhuma das 13 regiões da França continental. Esse resultado levantou dúvidas sobre a estratégia de Le Pen de limpar a imagem da formação e se posicionar mais como um partido convencional de direita.

LEIA MAIS – Macron e a ultradireitista Marine Le Pen sofrem com revés da eleição regional francesa

A atual presidente, porém, não encontrou oposição no congresso de seu partido em Perpignan (sul) e foi a única candidata ao cargo, que deverá deixar temporariamente no final deste ano para se dedicar às eleições presidenciais francesas de 2022. Segundo o resultado da votação apurada na quinta-feira e anunciada hoje, a dirigente de extrema-direita, que comanda a formação desde 2011, foi eleita com 98,35% dos votos dos afiliados.

Os militantes também votaram na composição do chamado Conselho Nacional (uma espécie de parlamento partidário) e o candidato eleito com mais votos foi o número dois da formação, Jordan Bardella. Será este jovem de 25 anos, um protegido de Le Pen, que a substituirá temporariamente por doze meses, enquanto ela se dedicar às presidenciais de abril de 2022.

Com informações da AFP.