Apoie o DCM

Negacionista, Mario Frias proíbe passaporte da vacina na Lei Rouanet

Veja Mario Frias
Mario Frias: Foto: wikimedia commons

Em portaria publicada nesta segunda-feira (08), o ex-ator de “Malhação” e secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias, vetou a exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19 em projetos financiados pela Lei Rouanet.

Na prática, o chamado “passaporte da vacina” não poderá ser cobrado durante a produção e execução de filmes e peças teatrais, por exemplo.

“Fica vedado pelo proponente a exigência de passaporte sanitário para a execução ou participação de evento cultural a ser realizado, sob pena de reprovação do projeto cultural e multa”, destaca trecho do texto.

1; Na reta final das prévias, covistas abandonam Doria e fecham com Eduardo Leite

2; Caso Marília Mendonça: o que falta saber sobre o acidente fatal

3; Em queda vertiginosa, Folha imprime apenas 55 mil exemplares por dia

Mario Frias defende medida nas redes

Após a publicação o negacionista e colega do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para defender a medida. Com informações do Metrópoles.

“A proibição do famigerado passaporte de vacinação, nos projetos da Lei Rouanet, visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”, escreveu no Twitter.

Mesmo em casos de legislação estadual ou municipal, os projetos financiados pela Lei Rouanet terão de ser adequados, por exemplo para o digital, por considerar que a cobrança impõe “discriminação entre vacinados e não vacinados”.

“Os projetos culturais que comprovarem a adoção dos protocolos de medidas de segurança, para prevenir a Covid-19; tais como, aferição de temperatura, exame de testagem para Covid e uso de materiais de higiene; terão prioridade na análise de homologação de admissibilidade”, enfatiza a portaria.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.