Mark Zuckerberg aciona Justiça contra Facebook por conta bloqueada várias vezes; entenda

Um advogado chamado Mark Steven Zuckerberg, que vive em Indianápolis, nos EUA, decidiu processar o Facebook após ter sua conta bloqueada diversas vezes. O sistema da rede social entende que ele tenta se passar pelo fundador da Meta, Mark Elliot Zuckerberg, o que resultou em cinco suspensões de perfil. “Somos as únicas duas pessoas com esse nome que consigo encontrar”, afirmou o jurista, que atua há 38 anos.
Segundo o advogado, os bloqueios afetaram diretamente sua atividade profissional, já que investiu € 9.500 em anúncios na plataforma, o que equivale a mais de R$ 60 mil, mas as campanhas foram canceladas logo após o pagamento. “Todos os meus concorrentes anunciam no Facebook, então eu também tenho que fazer isso, e eu anuncio no Facebook, eles pegam meu dinheiro, mas depois fecham minha conta”, reclamou. A Meta informou que restabeleceu o perfil e garantiu que está tomando medidas para evitar que o problema volte a ocorrer.
O impasse acontece porque o Facebook acusa o advogado de não usar seu “nome verdadeiro”. Ele enviou documentos, cartões e fotos para provar que seu nome é Mark Steven Zuckerberg, mas as contas continuaram suspensas. “Recebo mais de 100 solicitações de amizade por dia de pessoas que me confundem com o outro Mark Zuckerberg”, contou. O advogado até criou uma página para relatar todos os problemas que enfrenta por carregar o mesmo nome do fundador da rede social.