Marqueteiro delator na Lava Jato diz que “caixa 2 sempre foi a alma do sistema eleitoral brasileiro”

Publicado em 27 outubro, 2020 6:24 am

Do GLOBO:

O marqueteiro João Santana afirmou nesta segunda-feira, em sua primeira entrevista após fechar acordo de delação premiada na Lava-Jato, que o caixa dois sempre fez parte da alma do sistema político brasileiro. Em entrevista ao programa Roda Viva, Santana também defendeu a honestidade dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, apesar de os ter acusado nos depoimentos que prestou.

— A caixa dois é uma coisa que domina. O caixa dois foi sempre a alma do sistema eleitoral brasileiro. E era uma coisa geral. E poucos foram punidos.

Em outro momento, disse que o caixa dois atinge 99,9% dos marqueteiros e dos políticos do país.

Santana ainda cumpre pena em regime aberto pelo crime de lavagem de dinheiro e usa tornozeleira eletrônica. O marqueteiro exibiu no programa um visual diferente dos tempos em que fazia campanha para candidatos do PT, com cabelo comprido, barba e brinco.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!