Apoie o DCM

Marquinhos PQD, compositor de grandes sucessos do samba, morre aos 66 anos

O cantor e compositor Marquinhos PQD. Foto: reprodução

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido como Marquinho PQD, morreu na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro, aos 66 anos. A informação foi confirmada por meio de um comunicado em suas redes sociais. O artista estava internado há alguns dias, mas a causa de sua morte não foi divulgada.

“Mestre Marquinho nos deixa um legado de vida, samba e muito axé, que permanecerá para sempre em nossos corações e na cultura popular”, dizia trecho da nota publicada. Nascido em Realengo, na Zona Oeste do Rio, o compositor carregava no nome artístico a sigla de sua antiga profissão: paraquedista do Exército.

Marquinho PQD inciou a carreira em 1983, quando o Fundo de Quintal gravou seu samba “Fase de Amor”. Sua trajetória foi marcada por mais de 400 composições, incluindo cerca de 100 parcerias com o também falecido Arlindo Cruz. Sucessos como “Pedras No Caminho” e “Quem Sabe De Mim Sou Eu” foram gravados por grandes nomes do gênero.

Seu legado inclui canções interpretadas por ícones como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Alcione e Jorge Aragão. No carnaval carioca, Marquinho PQD também deixou sua marca, assinando sambas-enredo para a Mocidade Independente de Padre Miguel em 1995 e 2000.