Apoie o DCM

Masp cancela lançamento de livro de Boulos alegando proibir “manifestações de caráter político”

Guilherme Boulos (Psol)
Guilherme Boulos critíca Eduardo Bolsonaro.
Foto: Reprodução/A Cidade ON

O Masp cancelou o evento de lançamento do livro “Sem Medo do Futuro”, do psolista Guilherme Boulos, pré-candidato a deputado federal, marcado para esta quarta-feira (04). O museu alega que seu estatuto proíbe a realização de “manifestações de caráter político e/ou religioso”. A editora Contracorrente vê “grave atentado à liberdade de expressão”.

“Para nossa surpresa, o museu, quatro dias antes de evento, recusou-se a alugar o auditório para a Editora Contracorrente, sob o argumento de que é ‘uma instituição privada sem fins lucrativos, independente e isenta’, cujo estatuto proíbe a realização de quaisquer manifestações de caráter político”, afirmou a editora.

A equipe da editora disse ter realizado visitas técnicas, avaliado o espaço, assinado contrato e iniciado a divulgação do lançamento. “A confusão esclarece que, também a direção do MASP, ou alguém nela, tem posição: o obscurantismo e a intolerância”, afirmou a Contracorrente.

Boulos lamentou o cancelamento pelo Masp. “É lamentável que uma instituição tão importante para a cultura brasileira volte atrás no lançamento de um livro. Pior ainda que isso aconteça em meio à escalada do autoritarismo bolsonarista”, disse ao Estadão.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link