Apoie o DCM

Mauro Cezar põe Disney na Justiça; entenda o caso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira, jornalista esportivo
Foto por: Reprodução

Mauro Cezar Pereira, um dos principais jornalistas esportivos do Brasil, entrou em guerra com a Disney. Após trabalhar durante 16 anos na ESPN como comentaristas, ele entrou com uma ação na Justiça do Trabalho na qual pede reconhecimento de vínculo empregatício e pagamento de direitos trabalhistas, como férias, 13ª salário, horas extras, entre outros.

A ação corre na 28ª Vara do Trabalho de São Paulo, vinculada ao TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). O caso foi aberto no fim de 2021. A Justiça tentou fazer uma conciliação entre Disney e o jornalista, mas a empresa americana se recusou a fazer uma proposta, diz o Notícias da TV.

Mauro Cezar Pereira não é o primeiro jornalista que processa a Disney por essas questões. Demitidos do Fox Sports (2012-2022), como José Ilan e Flávio Gomes, entraram com ações. Também são os casos dos apresentadores Dudu Monsanto e Juliana Veiga, que apresentavam o SportsCenter.

Nos autos, Cezar e seus advogados argumentam que o jornalista trabalhou durante 16 anos com atuação prioritária pela ESPN. Ele chegou em 2004 e trabalhou não somente na frente das câmeras. A partir de 2005, chegou a ser chefe de reportagem na Disney, cargo que deixou no fim da década de 2000 para ser apenas comentarista.

Em 2018, Mauro deixou de ter contrato somente com a ESPN e passou a realizar trabalhos em outros veículos. Isso ocorreu por causa de uma redução de salários em contratados por PJ (Pessoa Jurídica, sem carteira de trabalho assinada) que aconteceu na época. A redução chegou a 25% em alguns casos.

Com isso, Pereira prestou serviços para outras empresas, mas afirma ter dado prioridade para a ESPN na TV. Em 2021, com a fusão entre Fox e Disney, a empresa americana determinou exclusividade de imagem de seus talentos. Mauro Cezar se recusou a assinar a cláusula por não desejar abandonar seu canal no YouTube, que conta com quase 700 mil inscritos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link