Apoie o DCM

MBL enaltece papel de Holiday no golpe contra Dilma e diz que ele continua amigo do movimento

Holiday

O DCM recebeu a seguinte nota do MBL:

“O processo de crescimento, seja de um indivíduo ou de uma organização, é marcado por novos desenvolvimentos e transformações. É sobre isso que iremos falar. Sobre a transformação de um movimento e o desenvolvimento de um notável personagem de sua história.

Fernando Holiday se tornou membro do MBL desde a fundação. Rapidamente galgou a posição de um dos melhores oradores políticos do país. No período do impeachment, destacou-se nos trios com inflamados discursos contra a corrupção e o descalabro do governo petista. Subverteu a lógica do “lugar de fala” da esquerda; negro, homossexual vindo de família pobre, quebrou os estereótipos em que o pensamento coletivista costuma tentar encerrar as pessoas. Defende um liberalismo altivo, consciente das questões sociais, mas que preza, sobretudo, pelo valor inalienável da pessoa humana.

Junto com Kim Kataguiri, Fernando Holiday formou a dupla de jovens ativistas mais talentosa do Brasil. Em entrevistas para a Folha, Estadão, Jovem Pan, Veja, El País consolidou-se como voz madura no debate público. Virou referência política. E virou estrela pop nas redes sociais. Múltiplo Holiday. Não à toa, é um personagem maior no documentário do MBL e no livro que conta a origem do movimento. Não à toa, foi por duas vezes vereador eleito com mais de 50 mil votos na cidade de São Paulo.

O ano de 2020 foi um ano particularmente feliz para o MBL. Em uma disputa sem fundão, sem tempo de TV, sem marqueteiros pagos a peso de ouro, o MBL conquistou seu maior feito eleitoral – emplacou Arthur do Val com quase 10% de votos. Multiplicamos nossa bancada no estado; elegemos em Sorocaba, Santo André, Guarulhos, São Bernardo, Valinhos, Vinhedo. Na capital, fizemos três cadeiras pelo Patriota, que generosamente nos cedeu o diretório municipal do partido para criarmos a brilhante campanha à prefeito, nossa primeira experiência numa campanha do Executivo.

Fechamos 2020 ainda mais respeitados como atores políticos. E com novidades para 2021 (claro, são surpresas para vocês). Programas estão sendo reformulados, novas iniciativas surgirão, um quadro completo de formação de militância está sendo gestado, e um projeto político-eleitoral de grande envergadura se prepara nos bastidores. Raras vezes, o MBL esteve com tamanha energia para escrever novos caminhos na sua história.

Mas novos caminhos são também bifurcações, escolhas. Fernando Holiday escolheu seguir um caminho próprio. O movimento sempre teve atuação em um amplo número de pautas, mas com energia focada em alguns eixos. Para o nosso projeto futuro estes eixos estão especialmente ligados à política nacional e ao estado de São Paulo. Sensível às pautas LGBT e à luta antiabortista, Holiday quer se dedicar com um afinco mais especial a esses dois fronts. Assim, nos despedimos dele confiantes do projeto MBL para 2021, mas igualmente confiantes na carreira que Fernando irá trilhar. Mesmo fora do movimento, esperamos sempre contar com sua firme presença na Câmara e onde estiver, ele que é, acima de tudo, um amigo.”

Movimento Brasil Livre

x.x.x.x.x

Leia também: Holiday sai do MBL por falta de militância antiaborto e esquecer as causas LGBT