MBL planeja lançar Danilo Gentili à Presidência e Kim Kataguiri ao governo de SP

O MBL planeja lançar o humorista Danilo Gentili como candidato à Presidência da República e o deputado federal Kim Kataguiri ao governo de São Paulo em 2026, conforme informações do Valor Econômico. Os dois são os principais nomes do novo partido criado pelo grupo, batizado de Missão, que tenta se formalizar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com mais de 575 mil assinaturas validadas — acima do mínimo exigido.
Segundo Renan Santos, coordenador nacional do MBL, a legenda será uma alternativa à direita tradicional e à esquerda. O grupo defende uma “reforma constitucional profunda” e se apresenta como “direita anti-Bolsonaro”, com referências a figuras como Javier Milei, presidente da Argentina, e Nayib Bukele, de El Salvador.
Gentili evitou confirmar a candidatura, mas elogiou o projeto. “A Presidência da República é algo sério. Não é algo pra ser feito por vaidade ou por interesse próprio”, afirmou. Ainda assim, destacou o feito do grupo: “Nem Bolsonaro conseguiu criar um partido, [mas] eles sim”.
Além da Presidência e do governo paulista, o MBL quer disputar governos estaduais e ampliar sua presença nas câmaras municipais. A estratégia envolve nomes jovens, “polêmicos” e com forte atuação digital. O principal desafio é conseguir o registro formal do partido até abril de 2026 e provar que pode ser mais do que uma sigla de internet.