Apoie o DCM

MBL usa aplicativo irregular para compartilhar posts no Facebook

Reportagem de Gabriel Cariello e Marco Grillo do Globo.

De olho na eleição de outubro, o Movimento Brasil Livre (MBL) encontrou uma forma de enfrentar a restrição recente imposta pelo Facebook às páginas na rede social e passou a publicar conteúdo em massa, por conta própria, usando o perfil de seus seguidores. Por meio do aplicativo “Voxer”, o movimento compartilhou suas postagens de forma automática em contas de outros usuários. No entanto, o Facebook desativou o “Voxer”, após ter sido procurado pelo GLOBO durante a apuração de uma reportagem sobre a estratégia digital do MBL.

A empresa entendeu que o mecanismo de compartilhamento automático de postagens violava as normas da rede social, porque permitia que o MBL também redigisse os comentários dos próprios usuários.

(…)

Há duas semanas, o MBL enviou uma mensagem pelo Facebook para sua base de apoiadores pedindo autorização para reproduzir até duas postagens por dia no perfil de cada usuário. Os seguidores que aceitaram deram uma espécie de cheque em branco para o MBL. Desde o dia 16 de março, o grupo promoveu um compartilhamento em massa de conteúdos por meio das contas de outras pessoas.

“O Brasil precisa de você. O Facebook vem diminuindo o alcance de páginas de direita mas você pode fazer a diferença. Basta clicar neste botão e autorizar a página do MBL a publicar até duas postagens por dia no seu perfil. Clique no botão abaixo e faça a diferença. Clique aqui e ajude ou parar de receber”, escreveu o MBL.

(…)

Na última semana, O GLOBO acompanhou as publicações e identificou 368 perfis que foram usados pelo MBL — o movimento tem mais de 2,6 milhões de seguidores no Facebook. Entre os dias 16 e 28 deste mês, este grupo de seguidores reproduziu, de forma idêntica, 16 posts do MBL. Para produzir a disseminação em massa, o grupo usa a plataforma Voxer, que compartilha automaticamente nos perfis dos seguidores os links que são postados na página do MBL. Das 16 mensagens identificadas na última semana, seis foram complementadas com legendas — os comentários que acompanham o compartilhamento da mensagem original. Em todos os 368 perfis identificados as legendas eram iguais.

O GLOBO conversou por telefone com cinco usuários do Facebook que confirmaram o recebimento da mensagem do MBL e disseram ter autorizado as publicações. Quatro deles não tinham visto as postagens em seus próprios perfis até serem avisados pela reportagem.

(…)

No dia 22, o MBL compartilhou sua própria página nos perfis com a legenda “Lula na cadeia!!!”. Dois dias antes, a mesma legenda havia sido usada para o compartilhamento automático de um vídeo da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Maria (RS). No dia 19, o grupo publicou na sua página um vídeo sobre Lula com a legenda: “Você é a favor da prisão em segunda instância?”. A resposta foi publicada pelo Voxer de forma automática no perfil dos seguidores: “SIM!!” – todas as reproduções tinham as letras maiúsculas e as duas exclamações no final. Outro post compartilhado no perfil dos seguidores foi a transmissão do julgamento do habeas corpus preventivo de Lula, com a legenda: “AO VIVO Julgamento do HC do Lula.”. Outra mensagem publicada pelo MBL e compartilhada automaticamente centenas de vezes trazia uma notícia falsa do site O Diário Nacional e o mesmo comentário “Parece que o jogo virou”.

Com o Voxer, as publicações do MBL são compartilhadas automaticamente aos poucos. Uma postagem feita pelo movimento às 17h22m do dia 27 foi publicada pelo perfil Augusto S. às 19h06m e pelo perfil Cesar C. às 19h42m. Já no perfil do usuário Thalyson J, o link foi compartilhado mais de 24 horas depois — às 18h54m do dia seguinte. O post trazia uma imagem com frases do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e ironizava o fato de manifestantes terem arremessado ovos em Lula durante a caravana por estados do Sul.

(…)

Por meio do aplicativo “Voxer”, MBL compartilhou suas postagens de forma irregular em contas de outros usuários – Reprodução