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Mc Donald’s é denunciado pelo Procon por vender MC Picanha sem picanha

Foto de uma fachada de loja do Mc Donald's. M amarelo com uma das paredes na cor vermelha, em um prédio simples feito de tijolos.
Empresa foi denunciada ao Procon por um consumidor que percebeu a propaganda falsa. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou em sua live semanal, nesta quinta-feira (28), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá aceitar as sugestões das Forças Armadas enviadas à Justiça Eleitoral. De acordo com o chefe do Executivo, as ideias deverão ser seguidas “para o bem de todos”.

Depois de decisão do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Distrito Federal (DF), a rede de fast food McDonald’s está proibida de vender o hambúrguer McPicanha na cidade de Brasília. O motivo da proibição foi a denúncia de um consumidor, que levou à investigação, que concluiu ser um sanduíche com “publicidade enganosa”.

Segundo o Procon-DF, a empresa só poderá voltar a vender McPicanha depois da correção total da publicidade sob pena de aplicação de sanção, como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento”.

Fiscais visitaram estabelecimentos

Os fiscais do órgão estiveram presidentes em várias lanchonetes da rede no Distrito General, durante a tarde desta terça-feira para notificar sobre a decisão. Eles também retiraram cartazes da propaganda nos estabelecimentos.

Em nota, a empresa disse “a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”.

Sanduíche foi denunciado por consumidor

No último dia 18 de abril, um consumidor do Distrito Federal foi ao Procon denunciar que não havia picanha na composição do hambúrguer, produzido em 5 de abril.

“A forma como o McDonald’s usa o nome ‘picanha’ em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso induz o consumidor ao erro e se caracteriza como publicidade enganosa”, diz o diretor-geral do Procon-DF Marcelo Nascimento.

Em São Paulo, uma denúncia semelhante também preocupa a reputação da empresa. O blog Coma com os olhos chegou a dizer que iria abrir uma denúncia no Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária).

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