Apoie o DCM

McDonald’s distribui para crianças brinde com formato fálico

Do Joaquim de Carvalho:

O McDonald’s está distribuindo em sua rede de lojas em São Paulo um brinde para crianças com formato fálico.

Trata-se de uma máscara, com o sorriso da Mônica, que as crianças colocam no rosto para brincar como se fizessem parte da turma criada por Maurício de Souza.

Para infelicidade das marcas e, principalmente, das próprias crianças e de seus pais, o desenho se parece com outra coisa.

Nas lojas do McDonald’s, os balconistas, quando perguntados sobre o que é aquilo, dão um sorrisinho malicioso. 

O McDonald’s é a maior rede de fast food do mundo, que serve a quase 70 milhões de pessoas todos os dias, em 119 países. Ele se tornou esse gigante com um marketing muito agressivo voltado justamente para o público infantil.

A qualidade nutricional de seus lanches sempre foi muito questionada. Tanto que, há alguns anos, médicos americanos promoveram uma campanha para que o McDonald’s parasse de distribuir brindes e aposentasse o palhaço Ronald McDonald, que com sua roupa colorida e sapatos gigantes é muito popular entre os pequenos.

A campanha dos médicos não deu em nada e o McDonald’s continua aumentando sua presença no mundo, com comidas muito gordurosas, apontadas como causadoras  de obesidade infantil.

Com essa campanha que tenta promover o McLanche Feliz com a Turma da Mônica, os pais talvez se deem conta de que, se o controle de qualidade falhou no design de um brinde, talvez erre também no cardápio.

O negócio do McDonald é vender, não educar.

Será que não é hora mesmo de aposentar o palhaço Ronald por senilidade?