Apoie o DCM

McDonald’s oferece arroz e feijão em menu ‘mantido em segredo’

Quer um tradicional prato brasileiro de arroz com feijão enquanto está no País pela Copa do Mundo? Vá no McDonald’s.

Depois que os funcionários que rejeitaram o cardápio regular de hambúrgueres e batata frita nos intervalos do expediente apresentaram uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho, a operadora local dos restaurantes da McDonald’s foi obrigada a fornecer pratos mais sintonizados com a cozinha local.

Embora essas refeições não apareçam nos cardápios atrás do balcão dos 816 McDonald’s de todo o país sul-americano, elas também estão disponíveis para os clientes. É só pedir para ver os “pratos executivos”.

Com 35.429 restaurantes em 119 países, a McDonald’s tem oferecido comida adaptada aos gostos locais há tempos, do McKafta no Egito ao Filet O Shrimp no Japão e o hambúrguer McVeggie na Índia.

Ainda que as opções brasileiras sejam mantidas em segredo, elas estão à venda no intuito de evitar as críticas de que o restaurante esteja servindo refeições especiais aos funcionários que os clientes não podem comprar.

“As refeições de arroz com feijão matam mais a fome”, disse Tamires Honorato, atendente de 19 anos em um restaurante da McDonald’s em Barueri, perto de São Paulo, em uma entrevista. “E são mais parecidas com o que comemos em casa. Ninguém come lanches todo dia”.

A lista de pratos executivos da McDonald’s, que fica escondida embaixo do balcão a menos que seja solicitada, é igual ao cardápio regular, incluindo o logo da empresa no topo.

Além do arroz com feijão, cada refeição vem com a opção de frango, peixe ou carne bovina (os mesmos hambúrgueres servidos no cardápio regular); uma salada; água ou suco; e uma maçã de sobremesa. Em São Paulo, a refeição custa R$ 23, R$ 4 a mais que uma promoção de Big Mac.

Saiba Mais: exame