Apoie o DCM

MEC abre inscrições para avaliadores de cursos técnicos com trabalho 100% remoto

Fachada do Ministério da Educação (MEC)
Ministério da Educação (MEC) – Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para a formação do Banco de Avaliadores de projetos pedagógicos de cursos técnicos, com prazo até 23 de agosto. O trabalho será totalmente remoto, sem provas ou entrevistas no processo seletivo, e a remuneração será por serviço prestado, conforme a Resolução CD/FNDE nº 24/2011. Os aprovados irão atuar principalmente na análise de propostas de Instituições Privadas de Ensino Superior (Ipes).

Para participar, é preciso ter vínculo ativo na rede pública de Educação Profissional e Tecnológica em regime de dedicação exclusiva, possuir título de mestre (acadêmico ou profissional) reconhecido pelo MEC e comprovar ao menos três anos de experiência docente ou em área pedagógica relacionada. Também é necessário ter conhecimento em organização curricular de cursos técnicos, além de não ter vínculos com o MEC, Inep, FNDE ou Capes, nem com instituições privadas de ensino.

O edital não define número exato de vagas, já que o objetivo é criar um banco nacional de especialistas que poderão ser convocados conforme a demanda. Se o número de inscritos superar as necessidades, poderá haver sorteio eletrônico levando em conta o eixo tecnológico e o perfil profissional. Os selecionados passarão por capacitação online e terão permanência no Banco de Avaliadores por até 24 meses.

As inscrições devem ser feitas no site do Monitoramento e Avaliação de Programas (MAP), na aba Cadastro de Especialistas de Avaliadores: Banco de Avaliadores. Os candidatos precisam também realizar cadastro prévio no Sistema de Avaliação Educacional (SAE) para viabilizar o pagamento pelos serviços prestados. A avaliação dos candidatos será feita com base nas informações declaradas e documentos enviados no momento da inscrição.