Apoie o DCM

MEC premiou com R$ 5 mil vendedor de cursinho que vazou questões do Enem

Provas do Enem e o estudante de Medicina Edcley Teixeira. Foto: Reprodução

O Ministério da Educação concedeu um prêmio de R$ 5 mil ao estudante de Medicina Edcley Teixeira, que vende cursinhos online e afirma ter usado memórias de pré-testes do Inep para antecipar questões do Enem 2025 em uma live preparatória. Dias antes da prova, ele apresentou itens muito semelhantes aos que caíram no exame. Com informações do Globo.

Edcley disse ter usado o dinheiro do prêmio para investir em ferramentas do curso que comercializa e afirmou que participar dos pré-testes do MEC o ajudava a memorizar detalhes das questões. Em seus perfis, sustentava a imagem de alguém capaz de prever o estilo das perguntas e chegou a listar itens que teria trabalhado com seu grupo de estudos. Ele cursa o quinto período de Medicina na UFC e possui empresa dedicada ao ensino pré-vestibular.

O estudante também diz ter tido acesso a itens utilizados em 2023 e 2024, usando esse conteúdo em seus materiais. Um dos arquivos disponibilizados por ele, “Essas questões estarão no Enem 2023”, relata que, com ajuda de amigos, conseguiu lembrar “90 questões inéditas” do pré-teste do Prêmio Capes.

Publicações sobre o Prêmio CAPES Talento Universitário, concedido a Edcley, foram apagadas do Instagram, X e Facebook. A postagem também foi removida do LinkedIn do Ministério da Educação após a repercussão do caso.

Confira:

Post foi apagado de todos os perfis do MEC nas redes sociais. Foto: Reprodução