Apoie o DCM

Médica negra morre de covid nos EUA depois de se queixar de racismo

Médica Susan Moore morreu no domingo (20) por complicações do novo coronavírus
Foto: Reprodução/Facebook

De Dakin Andone na CNN.

Uma médica negra morreu de Covid-19 semanas depois de acusar um médico branco de minimizar suas dores e preocupações com o tratamento, enquanto estava internada em um hospital do estado de Indiana, nos EUA.

A Dra. Susan Moore morreu no domingo (20) devido a complicações da Covid-19, seu filho disse ao New York Times. A interna morreu cerca de duas semanas após compartilhar um vídeo em que acusa um médico do Hospital Norte da Universidade de Indiana (IU North) de ignorar suas reclamações de dor e pedidos de medicação por ela ser negra.

Em um vídeo postado no início de dezembro, ela se filmou numa cama de hospital e rememorou sua experiência no IU North. Moore disse que o seu médico afirmou que ela “nem estava com falta de ar”. “Sim, eu estou”, disse ela nas imagens postadas no Facebook em 4 de dezembro.

Ela precisou implorar para receber doses do remdesivir, conta no vídeo, a droga antiviral utilizada para tratar pacientes hospitalizados com Covid-19 que não precisam de ventilação mecânica.

(…)

Um porta-voz do hospital confirmou à CNN que Moore esteve internada ali e que, eventualmente, recebeu alta. Mas não deu mais detalhes sobre o tema, citando o direito a privacidade dos pacientes.

(…)