Apoie o DCM

MP denuncia médica por seis mortes em UTI pediátrica

Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, no Paraná
Fachada do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Paraná denunciou a diretora técnica da UTI pediátrica do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, pela morte de seis crianças. A Justiça recebeu a denúncia na segunda-feira (17), e a médica passou a responder por homicídio culposo.

As mortes ocorreram entre maio e julho de 2024, segundo o MP, após uma contaminação intra-hospitalar por bactérias multirresistentes. A acusação aponta choque séptico e falência múltipla de órgãos como causas das mortes e atribui à médica negligência na fiscalização de protocolos de assepsia e biossegurança.

A Promotoria citou práticas como reutilização de luvas entre pacientes, falta de higiene e manuseio inadequado de tubos de intubação e acessos venosos. O órgão também pediu reparação mínima de R$ 50 mil para cada família, totalizando R$ 300 mil. O hospital afirmou que não recebeu citação oficial e que, por causa do sigilo judicial, não teve acesso aos autos para se manifestar sobre o mérito da ação.