Médica recém-formada relata primeiro plantão na UPA: “Estava com medo”

Giovanna Mattos Amaral, de 24 anos, recém-formada em medicina no Rio de Janeiro, compartilhou no TikTok a experiência de seu primeiro plantão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O relato, viralizou nas redes sociais, mas também gerou críticas quanto à postura da jovem diante da seriedade da profissão.
“Eu tava com muito medo de dar meu primeiro plantão. Sempre tive curiosidade de saber como são os plantões das outras pessoas, então resolvi compartilhar minha experiência”, disse a influenciadora digital, que acumula 14 mil seguidores e ainda é vista por muitos como inexperiente para tamanha responsabilidade.
No vídeo, Giovanna narrou a confusão inicial ao descobrir que estaria na sala vermelha, destinada a casos críticos, e não na sala verde, como havia entendido. “Meu primeiro plantão da vida, e já era responsável pela sala vermelha! Eu só pensei: que a enfermagem não me chame”, comentou. A médica revelou depender da ajuda de um colega experiente para lidar com os casos mais graves, como um paciente com abuso de substâncias e baixa saturação.
A fala foi amplamente questionada nas redes sociais. “Irresponsável, pegou plantão na vermelha sabendo que não tem capacidade, se não fosse o médico capacitado o paciente poderia ser o prejudicado. Muito melhor ter explicado que se enganou e que não tem experiência suficiente”, comentou um usuário no X (antigo Twitter).
Confira o vídeo:
Médica relata experiência de seu primeiro plantão em UPA:
“Eu saía da sala e era assim: ‘Você é médica?’ Sim. ‘Vai trabalhar, filha da p*ta.’ Na fila, 60 pacientes. O que eu vou fazer? Eu estava lá atendendo, sem comer, sem beber um gole de água. Cheguei aqui quase desmaiando.” pic.twitter.com/vs0oHYyZsG
— poponze (@poponze) January 12, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line