Médico é preso por suspeita de matar pacientes com covid para liberar leitos

Do Estado de Minas.
Carlo Angelo Mosca, de 47 anos, médico responsável pelo pronto-socorro de um dos hospitais da Itália foi preso suspeito de matar intencionalmente ao menos dois pacientes com COVID-19. Ele aplicava doses mortais do anestésico propofol e succinilcolina, um bloqueador neuromuscular, em pessoas internadas com sintomas graves da doença. A notícia foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a reportagem, o médico recebeu ordem de prisão preventiva domiciliar na última segunda-feira (25/1) e na sexta (29/1) foi interrogado por duas horas e meia no Tribunal de Bréscia. Ele negou as acusações e, na chegada ao tribunal, disse em voz baixa: “Sou inocente”.
No entanto, a juíza Angela Corvi disse reconhecer “graves indícios” de homicídio doloso qualificado.
De acordo com as investigações, as mortes de Natale Bassi, 61, e Angelo Paletti, 79, teriam sido causadas pelas doses fatais aplicadas pelo médico entre 20 e 22 de março, auge da primeira onda da pandemia.
Denúncias feitas por enfermeiros e operadores sanitários dão conta de que o médico administrava os medicamentos nos pacientes graves quando estava sozinho. No caso do paciente Bassi, ele pediu que a equipe saísse da sala de emergência.
(…)