Apoie o DCM

Médico professor da Johns Hopkins diz que pandemia pode acabar em abril: “Imunidade natural”

O professor da Universidade Johns Hopkins, o cirurgião Marty Makary, em entrevista à FoxNews Imagem: Reprodução

Do UOL:

Um professor da Universidade Johns Hopkins, o cirurgião Marty Makary, disse em um artigo que a pandemia do novo coronavírus pode terminar em abril. Ele aponta a imunidade natural como fator chave encerrar a propagação do vírus.

Makary dá aulas na Escola de Medicina e na Escola de Saúde Pública da universidade. Segundo o médico, os casos caíram 77% nas últimas seis semanas, índice muito maior do que o previsto por especialistas. Para ele, o resultado “pode ser explicado apenas pela imunidade natural”. “O comportamento não melhorou repentinamente durante as férias. Os americanos viajaram mais no Natal do que desde março. As vacinas também não explicam a queda acentuada em janeiro. As taxas de vacinação eram baixas e levam semanas para fazer efeito”, diz Makarky no artigo.

Ele argumenta que muitos médicos e analistas têm medo de falar sobre imunidade coletiva. A imunidade do rebanho ocorre quando um número suficiente de pessoas se torna imune a um vírus, interrompendo sua disseminação. No artigo, ele cita ainda a cidade de Manaus, que vive um momento delicado com o sistema de saúde sobrecarregado, aumento no número de casos, falta de oxigênio para pacientes com covid-19 e uma nova variante do coronavírus circulando entre a população.

(…)