Médico reage a assalto no trânsito e mata suspeito em SP

Um médico de 51 anos reagiu a um assalto e matou o suspeito na noite de quinta-feira (4), na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, Jonathas Ubiracaba de Aquino estava em uma Toyota Hilux quando foi abordado por Antonio Walber Alves de Oliveira, de 27 anos, que teria usado uma arma falsa para anunciar o crime.
O médico relatou que seguia para um clube de tiro em Moema quando foi surpreendido no semáforo da avenida Santo Amaro. De acordo com o boletim de ocorrência, o assaltante quebrou o vidro do carro e simulou estar armado. Aquino disse que, temendo pela vida, pegou sua pistola Glock G19, municiou a arma e disparou uma vez. O tiro atravessou o vidro e atingiu o tórax do suspeito, que morreu no local.
Uma equipe do Hospital São Luiz confirmou o óbito, e policiais encontraram a arma falsa ao lado do corpo. O médico apresentou documentação de atirador desportivo válida, mas a guia de tráfego da pistola estava vencida desde 2023, o que levou o delegado Fábio Luiz Romanini a registrar também porte ilegal de arma de fogo.
Apesar disso, o delegado considerou que a prisão em flagrante seria “desproporcional, uma vez que a arma está registrada em seu nome e legalmente adquirida”. O caso foi registrado no 14º DP (Pinheiros) como homicídio em legítima defesa, tentativa de roubo e porte ilegal de arma de uso restrito.