Apoie o DCM

Médicos e profissionais da saúde do Brasil se reúnem para lançar Tratado de Cannabis Medicinal

Maconha

Por Ana Hounie na Cannabis e Saúde:

Os médicos e demais profissionais de saúde brasileiros envolvidos com a Cannabis medicinal têm muita dificuldade em encontrar literatura em português sobre o tema. E como os derivados da planta são usados em diversas aplicações, como epilepsia refratária, doenças neurodegenerativas e síndromes dolorosas, a falta de publicações no nosso idioma é algo realmente grave.

Inclusive algumas universidades brasileiras estão começando a incluir o sistema endocanabinoide nas grades curriculares, e não há livros para adotar. Eu dou cursos sobre Medicina canabinoide e preciso sempre indicar leituras em inglês. Então entendi que o Brasil precisava da uma primeira publicação séria e densa a respeito das aplicações terapêuticas da Cannabis, e finalmente começa a sair do papel o Tratado de Cannabis Medicinal.

Eu e a doutora Eliane Nunes, diretora da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis, reunimos um grupo com mais de 60 médicos, farmacêuticos, agrônomos, biólogos, enfim, diversos profissionais e cientistas que trabalham e pesquisam a Cannabis no Brasil. Nossa ideia é produzir dois livros: um tratado completo com todas as informações, falando da história, cultivo, botânica, extração além da parte médica; e uma edição menor focada para os médicos para que de forma objetiva possam atualizar o conhecimento para a prática clínica.

Queremos uma obra que seja profunda, mas com a escrita em linguagem acessível a toda população. A falta de publicações é um dos fatores que fazem a classe médica brasileira ser tão reticente com o uso medicinal da Cannabis. Nós esperamos que o livro possa abrir a mente desses profissionais,.

(…)