Apoie o DCM

Mega da Virada: Quais são as chances de ganhar de acordo com a ciência

Bilhete de preenchimento para aposta na Mega da Virada. Foto: reprodução

A Mega da Virada 2024 promete um prêmio de R$ 600 milhões para quem acertar as seis dezenas sorteadas, mas, matematicamente, as chances de vitória são mínimas. Segundo cálculos do estatístico Euler Alencar, divulgados pela Caixa, a probabilidade de acertar o prêmio principal com apenas um jogo é de 1 em 50.063.860, o que equivale a apenas 0,000001997%. Isso significa que seria como escrever 50 milhões de nomes, colocá-los em um saco e esperar que o seu nome seja sorteado.

Para entender melhor o tamanho desse desafio, basta considerar que as loterias lidam com um grande número de combinações. “Quanto mais jogos possíveis, menor a chance de ganhar”, explica Diego Marques, professor do Departamento de Matemática da UnB (Universidade de Brasília) ao g1. Como a loteria atual utiliza 60 números possíveis, o total de combinações para seis dezenas supera a marca de 50 milhões.

A ciência não aponta nenhuma fórmula milagrosa para aumentar as probabilidades de acerto além de escolher mais dezenas, o que encarece o valor da aposta. Afinal, cada combinação extra gera novos jogos e mais chances, embora não haja garantia de sucesso. Participar de bolões, por exemplo, pode melhorar a probabilidade de vitória em grupo, mas exige dividir o prêmio com mais pessoas.

Por fim, as estatísticas mostram que a possibilidade de ganhar na Mega da Virada é menor do que ser atingido por um raio ou nascer com seis dedos.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line