Apoie o DCM

“Mendigo do TikTok” é preso por esfaquear mulher em aeroporto de Brasília

Alessandro Spaniol, mais conhecido como “Mendigo do TikTok”

O homem preso por esfaquear uma mulher no mezanino do Aeroporto Internacional de Brasília, nesta terça-feira (22/7), foi identificado como Alessandro Spaniol, de 42 anos. Conhecido nas redes sociais como “Mendigo do TikTok”, ele acumulava mais de 7 mil seguidores postando vídeos de humor, dublagens e conteúdos com filtros do rosto do presidente Lula. Por trás da persona digital, porém, estava um histórico de 18 passagens pela polícia, com crimes que incluem violência doméstica, porte de arma branca e lesão corporal.

Spaniol vivia em situação de rua, apesar de manter um barraco na Vila Cahuy, e costumava dormir nos arredores do aeroporto, onde também produzia vídeos. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ele e a vítima, de 45 anos, mantinham um relacionamento há cerca de um ano. Ambos lavavam carros nas imediações e consumiam crack e álcool com frequência. A mulher já havia solicitado medidas protetivas contra ele anteriormente.

A tentativa de feminicídio ocorreu após uma discussão entre os dois no local. A vítima foi atingida no pescoço, tórax, costas e mãos. Alessandro fugiu do terminal de táxi, mas foi preso horas depois por agentes da 10ª DP (Lago Sul). A mulher sobreviveu ao ataque e foi socorrida pela equipe médica do aeroporto, sendo levada à UPA do Núcleo Bandeirante. Ela relatou que o agressor já havia agredido a própria mãe no passado, quando vivia em Mato Grosso.

O caso é investigado como tentativa de feminicídio. A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto JK, confirmou que prestou os primeiros socorros à vítima e colabora com a polícia. A rotina de postagens do agressor nas redes sociais, muitas delas feitas dentro do próprio terminal, está agora sob análise dos investigadores como possível evidência de premeditação.