Apoie o DCM

Menina de 12 anos morre após parto de emergência na Grande BH

Centro Materno-Infantil de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foto: Reprodução

Uma menina de 12 anos morreu na madrugada do último domingo (13) após um parto de emergência em Betim, na Grande Belo Horizonte. Grávida de oito meses, ela deu entrada em estado gravíssimo no Centro Materno-Infantil na sexta-feira (11) e foi levada diretamente ao CTI. O parto foi realizado, mas a adolescente não resistiu. O bebê sobreviveu e está internado.

A menina fazia parte de uma comunidade indígena venezuelana e não havia realizado nenhum atendimento pré-natal até o dia 10 de julho, quando procurou uma UBS com a mãe e a tia. Ela se recusou a responder às perguntas da equipe médica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros exames estavam marcados para o dia 14, um dia após sua morte.

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu inquérito para investigar o caso como estupro de vulnerável, já que a vítima tinha menos de 14 anos. O nome do pai do bebê não foi divulgado. A legislação brasileira permite aborto legal em situações como essa, mas a menina não chegou a passar por avaliação para interrupção da gestação.

A causa da morte foi choque refratário, uma condição em que o organismo não responde aos tratamentos. A Prefeitura de Betim informou que acionou o Conselho Tutelar e o Ministério Público e está oferecendo apoio psicológico à família da adolescente.