Mercadante propõe investimento bilionário do Brasil em inteligência artificial

Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou que irá propor a criação de uma linha de crédito de R$ 2 bilhões para impulsionar negócios na área de inteligência artificial à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) durante um seminário promovido pelo BNDES.
Durante o evento internacional “O impacto da inteligência artificial no Brasil”, Mercadante destacou a importância de avaliar a criação dessa linha de financiamento para fomentar o desenvolvimento do setor. Ele também defendeu a formação de uma rede brasileira de inteligência artificial, um grupo permanente dedicado à reflexão e intervenção em questões relacionadas ao tema.
A diretora de Pessoas, Operações e Tecnologia da Informação do BNDES, Helena Tenório, presente no evento, anunciou que o banco reservará 30% das vagas em seu próximo concurso para candidatos cotistas, visando estimular a inclusão e diversidade. O edital do concurso, previsto para o início de 2024, contemplaria a expectativa de preenchimento de 94 vagas, conforme informações disponíveis no site da instituição atualizadas em outubro.