Apoie o DCM

Mercado de usados cresce 15% e supera 18 milhões de veículos em 2025

Carro de aplicativo. Imagem: reprodução

O mercado de carros usados caminha para um recorde histórico no Brasil em 2025. Segundo a Fenauto, as revendas devem superar 18 milhões de veículos negociados até o fim do ano, alta de 15% em relação a 2024. Até a segunda semana de dezembro, já haviam sido vendidos 17,9 milhões de usados, incluindo 3,3 milhões de seminovos – carros com até três anos de fabricação -, o maior volume da série histórica iniciada em 2012.

De acordo com a Anfavea, neste ano, foram vendidos 5,4 carros usados para cada zero quilômetro, ante 4,6 no ano passado. Só o segmento de seminovos cresceu 40% nos primeiros 11 meses de 2025. Juros elevados e preços altos dos carros novos ajudam a explicar a migração, mas o principal motor da demanda, segundo executivos do setor, é o avanço de trabalhadores autônomos, como motoristas de aplicativo e entregadores do comércio eletrônico.

Para Enilson Sales, presidente da Fenauto, esse público busca veículos com menor custo de manutenção para gerar renda. “Criou-se um novo mercado para veículos com menos tempo de uso, capazes de fazer os pacotes chegarem aos consumidores”, afirmou. Estudo da Amobitec mostra que o número de motoristas cadastrados nas plataformas Uber e 99 cresceu 35% entre 2022 e 2024, alcançando 1,72 milhão. Com crédito mais acessível para usados, até outubro foram financiadas 3,8 milhões de revendas, contra 2,2 milhões de carros novos, segundo dados da B3.