Apoie o DCM

Mercado Livre está proibido de vender celulares sem o selo da Anatel

Mercado Livre. Foto: Divulgação

A Justiça Federal do Distrito Federal negou nesta quinta-feira (4) uma liminar do Mercado Livre contra a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que proibiu a empresa argentina de vender celulares sem o selo do órgão regulador.

Em junho, a Anatel publicou uma resolução que proíbe a venda de celulares e smartphones não homologados pela agência em plataformas de e-commerce. O órgão regulador impôs sanções que incluem multas diárias a partir de R$ 200 mil, podendo chegar a R$ 6 milhões em caso de descumprimento, além do bloqueio das plataformas online.

Em sua decisão, o juiz Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, afirmou a Anatel tem competência para fiscalizar e impedir a conexão de aparelhos telefônicos não homologados. O magistrado destacou que a Lei Geral de Telecomunicações permite à Anatel estabelecer normas de certificação para produtos de telecomunicações e fiscalizar o mercado.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 25% dos smartphones vendidos no Brasil são irregulares. No primeiro trimestre deste ano, foram comercializados 8,5 milhões de celulares legais e 2,9 milhões sem homologação.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link