Merendeira que salvou alunos em massacre de escola de Suzano é primeira profissional de educação vacinada

Do G1:
A merendeira Silmara de Moraes, 51 anos, foi a primeira da Escola Raul Brasil a receber vacina da Covid-19 no início da imunização de profissionais da educação na manhã deste sábado (10), em Suzano. Ela trabalha há 11 anos na unidade que foi alvo de uma massacre que deixou dez mortos em 2019. Na ocasião, Silmara ajudou a esconder 50 estudantes na cozinha durante o ataque.
O governador João Doria acompanhou o início da vacinação na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Ele afirmou que os imunizados deste sábado são os primeiros do estado e do país que trabalham com educação. De acordo com o governo do Estado podem receber a vacina apenas servidores da educação com mais de 47 anos que tenham feito cadastro no site Vacina Já e recebido a confirmação do sistema, que valida o registro e gera um código, que deverá ser apresentado nas unidades de saúde dos municípios.
A validação é feita por secretários ou diretores das escolas ou unidades às quais os servidores são associados. “Nós estamos adiantando o cadastro, todo o processo porque nós temos um processo de validação diferente de outras áreas. Para que tenhamos segurança que as pessoas que estão sendo vacinadas, realmente são vacinadas, cada uma das escolas precisar validar. Afinal de contas a vacina é justamente para quem está na atividade e precisa para que a gente possa cada vez mais um retorno seguro e mais estudantes nas nossa escolas”, explicou o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.
(…)