Apoie o DCM

Merkel: “Alemanha enfrenta terceira onda de Covid-19”

Do Deutsche Welle

Angela Merkel. Foto: AFP

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira (23/02) que o país enfrenta neste momento “a terceira onda” da pandemia da covid-19. A declaração foi feita durante uma reunião virtual do grupo parlamentar composto pela União Democrata Cristã (CDU) e pelo partido aliado União Social Cristã (CSU).

Apesar de alertar para o risco das novas mutações, ela apresentou as linhas gerais de um plano para uma reabertura gradual e cautelosa das atividades sociais e do comércio. “Não podemos permitir altos e baixos agora”, disse Merkel, citando o risco de que as vacinas não funcionem como previsto diante da variante da África do Sul. Suas falas foram relatadas por fontes que estavam na reunião à Reuters e à emissora alemã RTL, e confirmadas pela agência de notícias DPA.

No encontro, Merkel apresentou um plano para a reabertura estruturado em três eixos: contatos pessoais, estabelecimentos de ensino e atividades econômicas. Na área econômica, segundo relatos, a chanceler defendeu que as lojas reabram primeiro, depois os restaurantes e, por último, os hotéis.

Segundo a chanceler, as etapas de reabertura devem ser aplicadas quando houver segurança de que os estabelecimentos não serão fechados novamente, para evitar o efeito ioiô. Ela disse também que os novos testes rápidos e testes que podem ser feitos em casa contribuem para uma melhor calibragem desse processo. (…)