Merval compara Lula a Milei em 1º artigo idiota do ano

Em artigo publicado nesta terça-feira (2), o jornalista Merval Pereira publicou no Globo um texto comparando o governo do recém-eleito presidente da Argentina, Javier Milei, com a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para Merval, ambos os governos apelam ao populismo, seja de esquerda, seja de direita. O jornalista, como de costume, aproveitou o momento para atacar a gestão petista e classificar o governo de Lula como “agressivo”. Confira trechos:
“Os dois, cada um à sua maneira, usam as armas que têm para pressionar o Congresso e obter a aprovação de medidas que consideram indispensáveis para o prosseguimento de seus planos. Embora Milei seja mais histriônico e ameace diretamente o Congresso com uma revolta popular caso não consiga a aprovação de seu ‘Omnibus’, o governo petista não deixa de ser mais agressivo na decisão de enviar ao Congresso uma Medida Provisória decretando justamente o contrário do que os parlamentares acabaram de decidir”, escreveu Merval.
“Na Argentina, o peronismo, de esquerda, de centro, de direita, vem dando as cartas, e Milei surgiu das cinzas desses governos decaídos para prometer a salvação, como um guru que promete a vida eterna levando seus seguidores à morte. O presidencialismo, reforçado no Brasil por plebiscitos, atende à necessidade dos dois povos: o pai dos pobres, o salvador da pátria.”
Merval encerra seus ataques afirmando que a atual gestão do petista, “assim como o governo de Milei”, não tem condições de enfrentar a resistência no Congresso descrita pelo jornalista: “Nem Milei parece ter mais força para impor suas vontades a uma população assustada — incapaz de entender que a motosserra cortaria também sua carne —, nem Lula tem condições de impor ao Congresso uma humilhação como a que propôs, restabelecendo o veto em matéria já decidida pelos parlamentares”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link